Site Loader

A carreira da Polícia Militar é um caminho de dedicação, comprometimento e coragem. É uma profissão que exige muito de quem a exerce, mas que também pode trazer muita satisfação e orgulho.
Quem escolhe seguir essa carreira precisa estar disposto a enfrentar situações adversas e a trabalhar em condições difíceis. Mas também precisa estar disposto a ajudar as pessoas e a proteger a sociedade, afinal essa carreira pode ser dividida em duas, o caminho da polícia e o caminho dos bombeiros.
Ambos os caminhos exigem muito treinamento e estudo. Também é preciso preparo para enfrentar qualquer situação, seja um assalto, um incêndio ou uma catástrofe natural.
Ficou interessado pela carreira? Então, segue a leitura que hoje falaremos sobre como ingressar na carreira militar, as fases do concurso e muito mais.

Carreira Polícia Militar: Saiba tudo sobre processo do concurso

O processo seletivo da Polícia Militar segue um rígido processo de seleção que inclui uma série de exames: médicos, psicológicos e físicos, além de uma avaliação acadêmica.

No que se refere as avaliações acadêmicas, os candidatos realizam provas objetiva e discursiva. A prova objetiva, avalia os conhecimentos teóricos dos candidatos, enquanto a prova discursiva avalia a capacidade de redação e argumentação destes.

Por sua vez o exame físico e psicológico aplicado a candidatos a soldados e oficiais de carreira da Polícia Militar busca avaliar a capacidade para o exercício das funções policiais.

A primeira etapa é a prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório, as demais etapas são: exame físico, psicológico e de saúde, esses todos apenas de caráter eliminatório. É válido salientar que embora haja as avaliações acima, outros critérios são avaliados também, como escolaridade e idade exigida.

Os critérios como, idade e escolaridade exigida podem variar de Estado para Estado, por exemplo, no Estado do Paraná a idade para o ingresso é a partir dos 18 anos até no máximo 30 anos, isso a até a data da inscrição no concurso, já à escolaridade exigida é o segundo grau completo. Em outros Estados como por exemple Santa Catarina, é exigido um grau de escolaridade maior, sendo o terceiro grau completo em qualquer graduação. Todos os outros estados não fogem muito do descrito nesses dois.

É possível ingressar na Polícia Militar por mais de uma maneira. Quando é dito Policia Militar, entenda também como Bombeiro Militar, em vários Estados ambos fazem parte da mesma corporação. O acesso pode se dar como o descrito acima, isso seria para a carreira de praça, que o candidato tenta o pleito para o cargo de Soldado, podendo chegar até Sub. Tenente em vários Estados, mas também varia de estado para estado.

Já uma outra maneira para o acesso é como Oficial da Policia Militar, a idade permanece a mesma na maioria dos Estados, o que muda é o acesso, o candidato passar por um processo diferente, normalmente é o vestibular, sim esse mesmo que está pensando. O vestibular para acesso a um curso superior. Mas a diferença desse curso é que você estuda a aproximadamente por três anos e sai formado aspirante a oficial, que pertence ao quadro de oficiais da Policia Militar, podendo chegar até o cargo de Coronel.

Esse processo seletivo é dividido em algumas etapas, todas voltadas para verificar, identificar e selecionar algumas características específicas dos candidatos. Sendo assim, algumas atividades que testam as capacidades intelectuais, psicológicas, físicas e sociais dos candidatos são feitas para que somente os capacitados possam exercer o cargo.

Cada uma das etapas é feita em caráter classificatório e eliminatório. Para saber mais, como se preparar e como montar o enxoval para bombeiro militar e para polícia, continue lendo.

Qual a diferença entre praça e oficial?

Para quem está em busca de entrar para a Polícia Militar, é essencial saber diferenciar os cargos de praça e oficial. Normalmente quando um concurso abre, os dois cargos ficam disponíveis para os candidatos. Para escolher qual deles será escolhido, é preciso identificar as principais funções de cada um.

Quais as funções dos cargos?

Quando se está definindo e escolhendo o enxoval curso de formação da polícia, é importante entender em que área cada um atua. No caso do praça, o cargo tem a função de fazer policiamento, assim como outras atividades para preservar a ordem pública.

Atua em atos de repreensão contra infrações penais, aplicação de lei de forma prática e administrativa. Sendo assim, o enxoval CFSD – cfsd significa curso de formação de soldado, ou enxoval cfp – cfp significa curso de formação de praça, quando o termo aparecer em algum edital.

Já o oficial da polícia militar tem como função comandar e fiscalizar os efetivos que atuam com o policiamento. Portanto, é o profissional responsável por relacionar algumas atividades administrativas e jurídicas que preservam a ordem pública.

Além das funções serem diferentes, os cargos também se divergem em termos de nível hierárquico, já que o oficial ocupa um cargo de chefia, e é superior ao Praça da PM. Contudo, o solário de ambos também é diferente, sendo do soldado, inicial de R$ 3.500 para iniciantes e R$ 6.500 para Oficiais em início de carreira. Esse valor muda de Estado para Estado, mas isso você poderá ver especificado em cada edital.

Quais as funções do Bombeiro Militar?

O Bombeiro Militar é o servidor público. Trabalha para a sociedade como um todo, e tem o objetivo de garantir a segurança das pessoas. Trabalham em esquema de escala e atendem sempre que uma ocorrência acontece.

Como é o curso de formação da polícia militar?

Depois de passar pela prova e todas as outras fases do concurso, o candidato terá sua convocação, e tomará posse do cargo público, e nesse momento será necessário adquirir o enxoval do aluno, para soldado ou cadete, o candidato passa por um curso de formação onde precisa aprender muito mais profundamente sobre o cargo. Para quem está se preparando para entrar na Polícia militar, o curso tem duração média de um ano, e é feito em tempo integral, em alguns horários bem rígidos.

Além disso, os candidatos precisam estudar matérias que são ensinadas por alguns professores, no geral os professores são militares, tanto praça quanto oficiais.

Metade do curso possui base teórica, enquanto que a outra metade é feita com disciplinas e atividades práticas. Sendo assim, o curso tem como intuito, formar profissionais que estejam capacitados para garantir a segurança dos cidadãos.

Portanto, para poder entrar no curso e participar desse processo de formação, é necessário se enquadrar em alguns requisitos, como por exemplo estar em dia com as obrigações militares, no caso dos homens, ter nacionalidade brasileira, a altura para ambos os sexos, será especificada no edital, ter o peso proporcional à altura. Esses fatores mudam de Estado para Estado. Se você é um candidato, leia com muita atenção o Edital.

Além disso, os candidatos devem ter a idade mínima de 18 anos de idade e o máximo de 30. Não podem ser ex condenado para crime doloso, e precisa ser aprovado na avaliação de prova escrita e também de capacidade técnica.

Para se tornar um policial militar, é necessário passar por um exame médico e odontológico completo, para saber como está a saúde. Exame psicológico também é uma exigência, assim como passar no questionário de investigação social. Não pode fazer uso de drogas ilícitas e deve ter carteira de habilitação.

Exame de aptidão física

Para se tornar um policial, o candidato precisa passar por um exame de aptidão física que normalmente está descrito nos editais dos concursos. Portanto, nesse exame o candidato precisa provar que possui condicionamento físico para se tornar um policial militar.


Sendo assim, a fase classificatória envolve 3 exames principais, como o teste de flexão, o teste de resistência abdominal, e o teste de corrida, esses testes também variam, conforme o Estado. Neste último, o candidato precisa uma determinada distância, dentro de um tempo especificado também no edital.
Sendo assim, depois de passar pela prova teórica, o candidato precisa passar no exame físico para seguir no processo seletivo. A próxima etapa envolve o exame de saúde. Onde vários exames são feitos para verificar como está a saúde e se é possível exercer a profissão.

Exame psicológico

Durante essa etapa, o candidato precisa provar que possui condições psíquicas, cognitivas e psicológicas para atuar no cargo. Sendo assim, é necessário que sua personalidade seja favorável para atuar como polícia militar.

Contudo, vale ressaltar que não basta ter a mente em condições psicológicas próprias para trabalhar na área. É necessário saber lidar com ambientes marginalizadas, lidar com pressão e cenas de crime fortes. Tudo isso é avaliado.

Muitas pessoas se esquecem, mas para se tornar polícia militar, também é feita uma verificação da conduta e reputação do candidato. Portanto, a vida pregressa e alguns aspectos sociais sobre a sua vida, tanto moral quanto escolar, são avaliadas. Qualquer irregularidade ou inconsistência, eliminam o candidato do processo seletivo.

Enxoval aluno polícia e Enxoval aluno bombeiro: o que levar?

Após passar na prova escrita da polícia militar, os candidatos que farão o treinamento e vão passar pelo curso de formação precisam preparar um enxoval. Esse enxoval polícia militar é composto por alguns itens de vestimentas, que irão acompanhar o treinamento do candidato.

Portanto, o enxoval cadete ou aluno-soldado é composto de alguns itens que facilitem as atividades físicas que vão ser desenvolvidas ao longo do treinamento. Sendo assim, meias esportivas branca e preta devem estar no kit, assim como camiseta branca Gola careca e calça jeans azul marinho, de tecido tradicional.

O tênis na maioria dos casos deve ser preto, acompanhar um chinelo do tipo havaianas ou Ipanema, calção de Helanca preto e também uma sunga da mesma cor, além da toca de natação que deve ser preta. O cadete também deve providenciar um cadeado com segredo, para guardar seus itens no armário. Esses itens que compõem o enxoval variam de Estado para Estado, mas no geral é bem similar. Você pode encontrar esses itens com quem é especialista nessa área, em site como a Recrutabizurado.com.br lá você encontra itens de qualidade com profissionais qualificados, que passaram pelo mesmo que você irá passar. Então entendem sua necessidade.

Outros itens que podem ser solicitados:
Protetores oculares e auditivos também são de uso individual e devem ser providenciados pelo cadete ou aluno-soldado. Dentre esses itens, a única diferença entre o kit enxoval polícia militar para mulheres é o Top de lycra, e também o maiô de modelo macaquinho também na cor preta. O restante dos itens é igual com mesmas características e cores.
Itens para higiene

Além do enxoval para as atividades físicas, também é necessário providenciar itens para montar o kit de higiene pessoal, como escova de dentes, sabonetes, toalhas, pente, creme dental, desodorante, graxa para os sapatos, aparelho de barbear e protetor solar.


Para estudar, o cadete também deve ter seu próprio caderno, canetas, lápis e borracha e demais materiais que achar necessário para a escrita. Todos esses itens são exigidos pela Polícia militar quando o candidato passa no concurso público, e dá início ao processo de formação.


Por isso, quem presta a prova, precisa ficar atento aos editais que saem sobre a vaga, onde estarão escritos quais serão os equipamentos necessários para ingressar no treinamento.

A importância do enxoval polícia limitar e bombeiros?

A importância de montar um enxoval para passar pelos treinamentos tanto da polícia militar quanto para quem quer se tornar bombeiro, é a facilidade e a praticidade de ter materiais e instrumentos para treinar. Além disso, esses itens são obrigatórios, não sendo facultativa a sua aquisição, todos os candidatos devem se apresentar portando todos os itens solicitados.


Como deu para perceber ao longo deste artigo, o treinamento de ambas as profissões é pesado e exige que o candidato esteja apto física e psicologicamente para lidar com situações perigosas. Portanto, ter o equipamento certo para passar por essa fase, é fundamental para ter sucesso.


Para quem está pensando em entrar para a carreira policial ou de bombeiro militar, é essencial encontrar enxovais de qualidade com produtos selecionados que vão atender as necessidades de cada profissão e de cada candidato.


Para mais informações indicamos que sigam as redes sociais da @recrutabizurado, por lá você pode se informar sobre o famoso BIZU Militar.

yeswe